VZ1 Notícias

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025
PRESIDENTE LULA NÃO DEVE SANCIONAR PROJETO QUE AUMENTA NÚMERO DE DEPUTADOS

Política
824 Acessos

PRESIDENTE LULA NÃO DEVE SANCIONAR PROJETO QUE AUMENTA NÚMERO DE DEPUTADOS

Proposta aprovada pelo Congresso pode gerar efeito cascata em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou na última segunda-feira (7) que é “pouco provável” que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancione o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais e estaduais.

“Essa é uma reflexão que o presidente tem que fazer, dada a sua responsabilidade. Com certeza ele fará as reflexões de cada uma das opções, essa é uma escolha que só cabe a ele”, afirmou Costa em entrevista ao programa Roda Vida, da TV Cultura.

A proposta, aprovada pelo Congresso Nacional, aumenta o atual número de deputados federais de 513 para 531 (18 a mais). Uma emenda do Senado determinou que a elevação não gere custos ao poder público – mas isto pode implicar em uma despesa adicional de R$ 150 milhões ao ano.

A partir do momento que entrar em vigor, a medida deve gerar efeito cascata em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais e pode levar o Congresso a aprovar medida de elevação do teto atual para emendas parlamentares.

Lula havia indicado inicialmente que sancionaria a proposta, mas a repercussão negativa nas redes sociais fez o presidente recuar. Para não ter um eventual veto derrubado pelo Poder Legislativo, ele avalia deixar a iniciativa caducar.

Indiferente à decisão a ser tomada por Lula, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta terça-feira (8) que promulgará o projeto, caso o texto não seja sancionado.

VAGAS

A proposta cria mais 18 vagas e foi diretamente articulada por Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados. Com a redistribuição determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com base no Censo Demográfico de 2022, alguns estados que tiveram redução no número de eleitores perderiam cadeiras na Casa. Esse seria o caso da Paraíba, estado de Hugo Motta.

Mas, o texto permitiu que nove estados ganhassem vagas a partir de 2026 e nenhum perdesse.

Os estados que ganharão mais deputados são Pará (4), Santa Catarina (4), Amazonas (2), Mato Grosso (2), Rio Grande do Norte (2), Paraná (1), Ceará (1), Goiás (1) e Minas Gerais (1).

Já os estados que perderiam as vagas são: Rio de Janeiro (-4), Rio Grande do Sul (-2), Piauí (-2), Paraíba (-2), Bahia (-2), Pernambuco (-1) e Alagoas (-1).  

 

FONTE/CRÉDITOS: CNN Brasil
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Bruno Spada/CD
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!