Faleceu nesta segunda-feira (13), em Patos de Minas, aos 72 anos, Magda Morato Resende. O óbito ocorreu por volta das 11h, no Hospital Nossa Senhora de Fátima.
Natural de Divinópolis (MG), Magda era filha de Leopoldina Morato Xavier e José Xavier da Fonseca. Casou-se em 1972 com Guido Resende e mudou-se para Vazante, acompanhando o marido, então funcionário da antiga Companhia Mineira de Metais (CMM), hoje, Nexa. O casal teve dois filhos: Pablo Resende e Leandro Morato Resende.
Magda iniciou sua atuação social ainda jovem, na antiga Vila da CMM, ao lado de Maura Rosa e Maria Lúcia Ianhez. Empreendedora, manteve dois estabelecimentos comerciais entre 1985 e 1990, período em que foi convidada a ingressar na vida pública, a convite do médico Dr. José Benedito e do então prefeito e saudoso vice-governador Antônio Andrade.
Em 1992, assumiu a Secretaria Municipal de Ação Social e, posteriormente, a Coordenação do PROMAM, programa de assistência social de destaque no município. Em 1996, foi nomeada Secretária Municipal de Saúde, função na qual se destacou pela ampliação e melhoria dos serviços públicos da área.
Magda também teve papel importante no encaminhamento de pacientes de Vazante para tratamento oncológico em Barretos (SP), iniciativa considerada pioneira à época.
Em sua trajetória política, foi eleita vereadora pelo PMDB, em 2012, exercendo o mandato na legislatura 2013/2016 com reconhecida dedicação às causas sociais e à população vazantina.
O velório e sepultamento serão realizados em Vazante, em horário a ser informado pela família.
Comentários: