Os vereadores da Câmara Municipal de Vazante aprovaram por unanimidade o Requerimento nº 013/2025, que será encaminhado à Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). O documento busca esclarecer e cobrar providências sobre as constantes falhas e oscilações no fornecimento de energia elétrica registradas no município.
Entre os principais pontos do requerimento, aprovado na última sessão, do dia 20 de outubro, os parlamentares solicitam informações sobre a possibilidade de aumento da equipe técnica e operacional durante o período chuvoso, quando é maior o número de quedas de energia e a demanda por atendimentos emergenciais.
O texto também pede explicações técnicas sobre os picos e oscilações de energia que vêm sendo relatados com frequência pela população, bem como as medidas adotadas pela concessionária para minimizar os problemas.
Os vereadores requisitam ainda que a CEMIG informe se existe um cronograma de ações preventivas, especialmente antes do período de chuvas, com o objetivo de reduzir interrupções no fornecimento e riscos à segurança da população.
SUBESTAÇÃO
Outro ponto importante do requerimento é o pedido de informações sobre a possibilidade de ampliação, modernização ou reforço da subestação de energia de Vazante, ou até mesmo a instalação de uma nova estrutura que atenda de forma mais eficiente à crescente demanda energética do município.
Na justificativa, os vereadores ressaltam que a instabilidade no fornecimento de energia tem causado prejuízos a moradores, comerciantes e instituições públicas, além de comprometer o funcionamento de equipamentos essenciais, como os de hospitais e escolas.
O documento reforça que o fornecimento de energia é um serviço público essencial e deve obedecer aos princípios da continuidade, eficiência e regularidade, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor e as normas da ANEEL.

Comentários: