O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou a adoção do horário de verão neste ano. A medida, que está suspensa desde 2019, consiste em adiantar os relógios em uma hora e visa diminuir o consumo de energia elétrica.
“Nós estamos completamente seguros que nós não precisamos do horário de verão este ano […] Nós teríamos a coragem de implementar, caso necessário”, disse Silveira no programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na manhã desta terça-feira (14).
O ministro ressaltou que o comitê de monitoramento do setor elétrico discute mensalmente o tema, analisando os dados dos reservatórios das usinas hidrelétricas. “Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”, destacou Silveira.
No mesmo programa, Silveira disse que o apagão registrado no Distrito Federal e em ao menos 18 estados, durante a madrugada, não foi provocado por “falta de energia”, mas por causa de um incêndio em uma estação de grande porte.
Pouco antes, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção no fornecimento de eletricidade que atingiu parte do país foi causado por um incêndio em um reator na subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).
Comentários: