A Câmara Municipal de Vazante aderiu à campanha mundial “Outubro Rosa” para conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
Outro objetivo da campanha é ampliar a discussão sobre a saúde e os cuidados da mulher de forma geral, incluindo a prevenção do câncer de colo do útero, e reduzir a mortalidade por essas doenças.
Dados da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, órgão do Ministério da Saúde, apontam que, entre 2010 e 2024, o Brasil registrou 248.033 mortes por câncer de mama e 92.182 óbitos por câncer de colo do útero.
As estimativas são de que o País registra cerca de 73.000 novos casos de câncer de mama por ano. O exame preventivo para o diagnóstico da doença é recomendado para mulheres de 25 a 64 anos, a cada 3 anos.
O Ministério da Saúde estima ainda que o Brasil contabiliza mais de 17.000 novas notificações de câncer do colo do útero anualmente. Neste caso, também se recomenda o exame preventivo a cada 3 anos para mulheres de 25 a 64 anos.
Ao aderir à campanha “Outubro Rosa”, a Câmara Municipal de Vazante reforça este importante movimento internacional, buscando alertar o público feminino e expandir a atenção ao bem estar da mulher.
Comentários: