VZ1 Notícias

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025
APENAS TRÊS MINISTROS DO STF NÃO TIVERAM VISTOS REVOGADOS PELOS ESTADOS UNIDOS

Política
876 Acessos

APENAS TRÊS MINISTROS DO STF NÃO TIVERAM VISTOS REVOGADOS PELOS ESTADOS UNIDOS

Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux foram poupados da repreensão dos EUA

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Não foi apenas Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), quem teve o visto suspenso para entrar nos EUA. Outros sete ministros do órgão também tiveram a mesma sanção.

Na sexta-feira (18), Marco Rubio, secretário de Estado do governo Donald Trump, que cuida da relação institucional com outros países, já havia dito que Moraes e “seus aliados e familiares imediatos” teriam os visto revogados.

Neste sábado (19), fontes do governo federal revelaram, de forma não-oficial, quem teve os vistos suspensos. Além de sete ministros do STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também foi alvo da mesma medida.

Alegando que a atuação dos magistrados configura perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – acusado de tentativa de golpe de Estado, viola direitos básicos dos brasileiros e ultrapassa as fronteiras do Brasil, Donald Trump repreendeu os seguintes ministros com a suspensão de vistos norte-americanos: 

– Luis Roberto Barroso (presidente da Corte)
– Edson Fachin, vice-presidente
– Dias Toffoli
– Cristiano Zanin
– Flavio Dino
– Cármen Lúcia
– Gilmar Mendes

Três ministros do STF foram poupados da repreensão de Donald Trump: André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux. Os dois primeiros foram indicados para o Supremo por Bolsonaro. Já o ministro Luiz Fux foi indicado, em 2011, pela então presidente Dilma Roussef (PT).

 

FONTE/CRÉDITOS: Site Itatiaia
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução/RDS
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!