Entusiasmado com o resultado positivo da Coopercampos – Cooperativa Mirim da Escola Municipal Martinho Campos, da comunidade Riacho de Areia (Cabeludo), o presidente do Sicoob Credivaz, Divino Boaventura, vem pregando cada vez mais a introdução da Educação Financeira no currículo escolar como forma de preparar os adolescentes para a carreira profissional e o empreendedorismo.
Primeira cooperativa mirim do Sicoob Central Crediminas, a Coopercampos, que tem material didático próprio, visa educar os alunos para adoção de comportamentos cooperativistas que conduzam a práticas financeiras socioativas aliadas à gestão de negócios, ressaltando o planejamento, o controle financeiro e o consumo consciente.
Cooperativa Mirim tem resultado positivo em Vazante
Filho de pais humildes, que enfrentaram grandes dificuldades para criar a família, Divino Boaventura passou pela experiência própria de superar vários desafios, o que lhe exigiu estudos, criatividade, busca de alternativas e muito esforço para transpor os degraus da sobrevivência e alcançar a estabilidade econômica e social.
Com a bagagem acumulada ao longo dos anos, o presidente do Sicoob Credivaz, que ocupa o cargo desde 2008, também se projetou na administração pública como secretário da Fazenda e da Administração do governo municipal, período em que empregou seus conhecimentos para sanear as finanças da Prefeitura de Vazante, então gravemente comprometidas pela falta de planejamento, e viabilizar importantes investimentos para o desenvolvimento da cidade.
É com base na sua trajetória pessoal que Divino Boaventura enaltece o projeto pioneiro da Coopercampos e defende a tese de que todas as escolas devem introduzir a Educação Financeira para adolescentes e jovens. Segundo ele, o as cooperativas mirins representam um investimento no futuro dos alunos como um todo, fortalecendo os valores de solidariedade, trabalho em equipe e responsabilidade social.
"Investir na formação das novas gerações é fundamental para o crescimento sustentável da nossa comunidade. Com os avanços da tecnologia e as mudanças nas atividades econômicas, nossos estudantes precisam receber na escola a formação para o mercado de trabalho ou para empreender o seu próprio negócio”, avalia o presidente do Sicoob Credivaz.
Comentários: