VZ1 Notícias

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025
MINISTÉRIO RECEBE OFÍCIO DO GOVERNO DOS EUA SOBRE ATUAÇÃO DE MINISTRO DO STF

Política
747 Acessos

MINISTÉRIO RECEBE OFÍCIO DO GOVERNO DOS EUA SOBRE ATUAÇÃO DE MINISTRO DO STF

Documento relacionado às decisões de Alexandre de Moraes tem caráter meramente informativo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério da Justiça confirmou nesta sexta-feira (30) que recebeu um ofício do governo dos Estados Unidos que fala sobre a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a pasta, o ofício tem caráter meramente informativo e não resultará em qualquer encaminhamento por parte do órgão.

O movimento é tido como atípico, nos bastidores da diplomacia brasileira, mas visto como um “novo normal” do governo Trump. O documento sequer passou pela embaixada os Estados Unidos no Brasil. Foi direto do Departamento de Justiça dos EUA para o Ministério da Justiça brasileiro.

Nesta semana, o jornal The New York Times relatou que o ministro Alexandre de Moraes passou a ser alvo de atenção oficial do governo dos Estados Unidos.

Segundo a publicação, parlamentares conservadores norte-americanos têm pressionado autoridades para investigar e possivelmente sancionar Moraes por decisões que envolvem o bloqueio de contas em redes sociais e medidas contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O jornal informou que o Departamento de Justiça dos EUA chegou a enviar uma carta criticando a ordem do ministro para que a plataforma Rumble bloqueasse um usuário nos Estados Unidos.

Na quarta-feira (28), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou restrições de visto contra autoridades estrangeiras que são "cúmplices de censura a americanos". Ele não citou quem será afetado, mas Moraes pode ser um dos alvos da medida.

Na semana passada, Rubio disse ao Congresso americano que há uma "grande chance" de o governo dos EUA sancionar o ministro do STF. O Departamento de Estado americano disse considerar "inaceitáveis" determinadas atitudes de autoridades estrangeiras, e citou os critérios para enquadrá-las nas restrições anunciadas por Rubio:

– Autoridades que emitam ou ameacem emitir mandados de prisão contra cidadãos americanos ou residentes nos EUA por publicação em redes sociais americanas.

– Autoridades que exijam políticas globais de moderação de conteúdo ou se envolvam em atividades de censura que extrapolem a sua atividade e atinjam os Estados Unidos.


 

FONTE/CRÉDITOS: Portal G1
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Direito News
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!