VZ1 Notícias

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
MANIFESTAÇÕES CONTRA PEC DA IMPUNIDADE E ANISTIA MOBILIZAM AS RUAS PELO BRASIL

Política
726 Acessos

MANIFESTAÇÕES CONTRA PEC DA IMPUNIDADE E ANISTIA MOBILIZAM AS RUAS PELO BRASIL

Protesto em São Paulo reuniu 42.400 pessoas na Avenida Paulista

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Manifestantes foram às ruas neste domingo (21) contra a PEC da Blindagem e a anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados em diversas capitais do Brasil. Os protestos mobilizaram milhares de pessoas em ao menos 33 cidades do país.

Em São Paulo, o Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP)  e a ONG More in Common utilizaram o método Point to Point Network (P2PNet) e calcularam a presença de 42.400 pessoas na Avenida Paulista.

Público de 41.800 pessoas em Copacabana

O sistema para calcular o público consiste em usar imagens da multidão, capturadas por drones, que são automaticamente analisadas pelo software da CEBRAP para identificar e marcar as cabeças das pessoas.

Milhares de manifestantes em Brasília

No Rio de Janeiro, o ato foi animado por apresentações musicais na orla da praia de Copacabana. Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan e Caetano Veloso cantaram em um trio elétrico para uma multidão de 41.800 pessoas, segundo o mesmo Monitor.

n

Manifestação em Belo Horizonte


 Em Salvador (BA), conforme os organizadores, a manifestação atraiu cerca de 50 mil pessoas, mesmo número calculado pela organização do protesto em Belo Horizonte (MG). Milhares de pessoas também foram às ruas em Curitiba (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Belém (PA), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e João Pessoa (PB).

Povo nas ruas em Salvador

As manifestações ocorrem depois que a Câmara dos Deputados decidiu acelerar uma proposta de anistia, e aprovou, na última quarta-feira (17), a PEC das Prerrogativas, chamada de PEC da Impunidade, uma alteração da Constituição para proteger parlamentares em casos de cometimento de crimes.

A proposta dificulta processos criminais contra senadores e deputados, impondo a necessidade de aprovação da Câmara ou do Senado, por meio de votação secreta, para que um parlamentar possa ser processado no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Notícias/Mídia
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução/RDS
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!