Celeste Arantes, a mãe de Pelé, morreu, nesta sexta-feira, aos 101 anos, em Santos, no litoral de São Paulo. Ela estava hospitalizada havia 8 dias para receber cuidados paliativos devido à idade avançada. O velório e o enterro serão realizados no Memorial Necrópole Ecumênica, sem data e horário definidos.
Filha de Maria Neves e Jorge Arantes, Celeste nasceu em 1923 na cidade mineira de Três Corações. A mãe dela morreu no parto do décimo filho, que faleceu após 15 dias do nascimento. A menina foi criada pela irmã mais velha, bastante rigorosa.

Dona Celeste e Pelé nasceram na cidade mineira de Três Corações
A maior travessura de Celeste quando criança era tocar a campainha da casa dos vizinhos e sair correndo. Na adolescência, ela dava seu jeito para passear na praça da cidade e assistir às matinês do cinema, ao lado da amiga Maria de Lourdes, que seria madrinha de Pelé.
Dona Celeste tinha 16 anos quando, no dia 29 de julho de 1939, casou-se com Dondinho, então com 26 anos. O casal lutava pelo ganha-pão com dificuldade. Dondinho era jogador de futebol amador e por muito tempo não ganhava salário.
A mãe o Rei do Futebol completou 100 anos no dia 20 de novembro de 2022, data da abertura da Copa do Mundo do Catar. Na época, Pelé publicou uma homenagem com dedicatória e agradeceu a dona Celeste pelos ensinamentos ao longo da vida.

Comentários: