O coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional, o deputado federal Luiz Fernando Faria (PSD), vai se reunir com ministros do governo, na próxima semana, para tratar sobre a destinação mais célere de emendas parlamentares, ainda neste ano.
.
A opção do grupo, que será informada aos ministros, é de destinar as emendas diretamente para as prefeituras por meio dos ministérios ao invés de realizar o repasse para o governo de Minas. A decisão foi tomada na reunião da bancada na última terça-feira (31), em Brasília, quando estiveram presentes 40 dos 53 deputados federais do Estado.
O grupo conta com R$ 468 milhões de emendas impositivas no Orçamento, ou seja, que precisam ser obrigatoriamente pagas pela União. Contudo, entre a indicação e o dinheiro chegar de fato nos caixas dos municípios, há burocracias pelas quais os parlamentares não querem ter que enfrentar, principalmente com a proximidade da eleição municipal de 2024 e a necessidade de agradar as bases.
Por trás de tal decisão, também estaria um descontentamento de parte da bancada com a articulação feita pelo governador Romeu Zema (Novo), e pelo secretário da Casa Civil de Minas, Marcelo Aro. Há uma insatisfação constante de que o Estado não prestigia a bancada em eventos de liberação de recursos para os municípios mineiros.

Comentários: