VZ1 Notícias

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025
BANCADA DE MINAS NO CONGRESSO VAI REPASSAR EMENDAS IMPOSITIVAS DIRETAMENTE AOS MUNICÍPIOS

Política
336 Acessos

BANCADA DE MINAS NO CONGRESSO VAI REPASSAR EMENDAS IMPOSITIVAS DIRETAMENTE AOS MUNICÍPIOS

Grupo conta com R$ 468 milhões em recursos de emendas para repasses obrigatórios

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional, o deputado federal Luiz Fernando Faria (PSD), vai se reunir com ministros do governo, na próxima semana, para tratar sobre a destinação mais célere de emendas parlamentares, ainda neste ano.
.
A opção do grupo, que será informada aos ministros, é de destinar as emendas diretamente para as prefeituras por meio dos ministérios ao invés de realizar o repasse para o governo de Minas. A decisão foi tomada na reunião da bancada na última terça-feira (31), em Brasília, quando estiveram presentes 40 dos 53 deputados federais do Estado. 

O grupo conta com R$ 468 milhões de emendas impositivas no Orçamento, ou seja, que precisam ser obrigatoriamente pagas pela União. Contudo, entre a indicação e o dinheiro chegar de fato nos caixas dos municípios, há burocracias pelas quais os parlamentares não querem ter que enfrentar, principalmente com a proximidade da eleição municipal de 2024 e a necessidade de agradar as bases. 

Por trás de tal decisão, também estaria um descontentamento de parte da bancada com a articulação feita pelo governador Romeu Zema (Novo), e pelo secretário da Casa Civil de Minas, Marcelo Aro. Há uma insatisfação constante de que o Estado não prestigia a bancada em eventos de liberação de recursos para os municípios mineiros. 

FONTE/CRÉDITOS: O Tempo
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução/ABR
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!