VZ1 Notícias

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
APROVADA MP SOBRE CRÉDITO CONSIGNADO PARA TRABALHADORES DO SETOR PRIVADO

Trabalhador
666 Acessos

APROVADA MP SOBRE CRÉDITO CONSIGNADO PARA TRABALHADORES DO SETOR PRIVADO

Modalidade de empréstimo também vai contemplar os motoristas e entregadores de aplicativo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Senado aprovou nessa quarta-feira (2) a medida provisória (MP) que criou o novo crédito consignado para trabalhadores formais do setor privado, o chamado consignado CLT, que oferece mais garantia para os bancos.
 
Editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a medida está em vigor desde março deste ano. Mas, para se tornar uma lei definitiva, precisava ser aprovada pelo Congresso. 

Como o Senado mudou alguns pontos do texto, inclusive ampliando a modalidade de empréstimo para motoristas e entregadores de aplicativo, estas alterações podem ou não ser sancionadas pelo presidente.

Batizado de "Crédito do Trabalhador", o novo consignado permite que todos os trabalhadores com carteira assinada contratem empréstimos com descontos em folha de pagamento. Nas transações comuns de crédito pessoal, os juros passam de 5% ao mês, valor que cai para 3% ou menos com a nova modalidade, dependendo da instituição financeira.

A iniciativa serve para estimular a concorrência no sistema financeiro, em um momento no qual o Ministério do Trabalho está monitorando os bancos que operam esse tipo de empréstimo. 

Segundo o Ministério do Trabalho, entre março e junho passado foram contratados mais de R$ 14 bilhões em créditos pela nova modalidade de consignado. Pelas regras, as parcelas do empréstimo não podem comprometer mais do que 35% do salário.

FONTE/CRÉDITOS: Notícia/Mídia
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ilstruação/Freepik
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!