VZ1 Notícias

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025
TSE VAI MUDAR SISTEMA APÓS FILIAÇÃO FRAUDULENTA DE LULA AO PARTIDO DE BOLSONARO

Política
343 Acessos

TSE VAI MUDAR SISTEMA APÓS FILIAÇÃO FRAUDULENTA DE LULA AO PARTIDO DE BOLSONARO

Justiça Eleitoral reforçará a segurança do sistema eletrônico para filiações partidárias

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou mudanças no sistema de filiação partidária, com a adoção de um segundo fator de autenticação a partir de fevereiro. 

Além do uso de senha para acesso ao sistema, será necessário fazer uma confirmação pelo aplicativo e-Titulo. Para isso, os usuários precisarão estar com a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

A alteração foi anunciada neste sábado (13). Por conta disso, o sistema eletrônico da Justiça Eleitoral para filiações partidárias ficou indisponível a partir deste sábado (13) e será reativado somente após a alteração.

FILIAÇÃO FRAUDULENTA

Em julho do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi filiado de forma fraudulenta ao Partido Liberal, que abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma apuração preliminar descobriu que o login da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao PL, foi usado para inserir dados falsos e promover a alteração no registo de Lula no TSE.

A apuração interna também descartou a hipótese de “ataque ao sistema ou falha na sua programação” e identificou o uso de “credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa”. Na ocasião, Lula foi desligado do PT, partido que ajudou a fundar, e filiado ao PL na cidade de São Bernardo do Campo (SP), onde se fortaleceu como sindicalista.

FONTE/CRÉDITOS: Lucyenne Landim/O Tempo
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Arquivo/ABR
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!