VZ1 Notícias

Sabado, 18 de Maio de 2024
REDE ESTADUAL DE ENSINO PERDEU QUASE 500 MIL MATRÍCULAS NA ÚLTIMA DÉCADA EM MINAS

Educação
309 Acessos

REDE ESTADUAL DE ENSINO PERDEU QUASE 500 MIL MATRÍCULAS NA ÚLTIMA DÉCADA EM MINAS

Número de estudantes no ensino regular caiu de aproximadamente 1,9 milhão para 1,4 milhão

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

De acordo com o censo escolar realizado pelo Ministério da Educação, nos últimos 10 anos, o número de alunos matriculados na rede estadual de ensino em Minas Gerais diminuiu 23,38%. 

A quantidade de estudantes no ensino regular, que engloba o fundamental e médio, caiu de aproximadamente 1,9 milhão, em 2014, para cerca de 1,4 milhão em 2023 — uma redução de quase 500 mil matrículas, quantidade maior do que a população de 99,5% dos municípios mineiros. Apenas quatro cidades em Minas têm população superior a esse número: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem e Juiz de Fora.

Ainda segundo o Censo Escolar, a rede estadual foi a única que teve redução no número de alunos no ensino regular durante a última década. 

Nas unidades de ensino federais que funcionam em Minas Gerais, a quantidade de matrículas subiu de 19.989 para 30.482, um aumento de 52%. A rede privada do Estado também ganhou mais estudantes, crescendo de 603 mil para 639 mil (5,89%). O mesmo se repetiu na rede municipal — considerando os números dos 853 municípios mineiros —, que aumentou de 1,6 milhão para 1,7 milhão (4,84%).

Incentivos

Em março, o Ministério da Educação, lançou o programa do governo federal Pé-de-Meia, uma espécie de poupança do ensino médio. A iniciativa prevê o pagamento de incentivos anuais de até R$ 3.000 por aluno. 
 
Ao final da etapa, nos três anos do curso médio, o valor pode atingir R$ 9.200. O programa, disponível para estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), foi lançado com o objetivo e assegurar a permanência dos alunos na escola e a conclusão dessa etapa do ensino.

Segundo dados do IBGE, cerca de 9 milhões de estudantes não conseguiram terminar o Ensino Médio no Brasil, em 2023. Os dados apontam que 41,7% desses alunos abandonaram os estudos porque precisam trabalhar.

 

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução/Net
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!