Os deputados Lucas Lasmar (Rede), Maria Clara Marra (PSDB), Lud Falcão (Podemos), Nayara Rocha (PP) e Eduardo Azevedo (PSC) foram eleitos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) apadrinhados por prefeitos familiares.
Aproveitando o vácuo político em seus municípios, os gestores utilizaram suas forças políticas para emplacar cônjuges, filhos e irmãos como deputados estaduais majoritários das cidades que administram desde o Alto Paranaíba até a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Esse é o caso da deputada estreante Lud Falcão. Dos 59.381 votos que ela obteve, 41.707 foram de Patos de Minas, cidade do Alto Paranaíba, onde seu marido, Luís Eduardo Falcão (Novo) é prefeito. O número corresponde a 51,97% dos votos válidos para deputado estadual registrados no município.
Assim como Lud Falcão, a deputada estadual Maria Clara, outra estreante na política, foi apoiada pelo pai, Deiró Marra (União), prefeito de Patrocínio, também no Alto Paranaíba. Ela recebeu 56,88% dos votos válidos na cidade, ou seja, 27.157 votos dos 42.415 que a elegeram. Lá, o deputado mais votado em 2018 foi Elismar Prado (PROS), que teve apenas 908 votos.
Comentários: