A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao melhor patamar de 2025, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8).
São 48% que aprovam a terceira administração do petista. Os que desaprovam são 49% e 3% não sabem ou não responderam. Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os índices aparecem em empate técnico.
O melhor desempenho do governo Lula até então foi em janeiro, com 47%. Nos levantamentos seguintes, foi observada uma queda vertiginosa na aprovação, indo para 41% em março e 40% em maio.
Os dados mostram que a tendência de subida passou a ser observada a partir de julho, quando 43% passaram a aprovar a gestão do petista. Em agosto e setembro, foram 46%.
A desaprovação, por sua vez, chegou ao ápice em maio, com 57%. A queda passou a acontecer nos meses seguintes: 53%, em julho; e 51% em agosto e setembro.
Os dois últimos meses foram marcados pela reação do governo federal em relação à taxação de 50% dos Estados Unidos aos produtos brasileiros exportados ao país.
Para realizar o levantamento, o instituto Quaest ouviu 2.004 pessoas, presencialmente, entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Comentários: