A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (3) um fazendeiro do Pará que ameaçou "dar um tiro" em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a visita do presidente ao estado. Arilson Strapasson tentou descobrir o hotel onde Lula se hospedaria em Santarém, entre 4 e 7 de agosto,para a Cúpula da Amazônia no Pará.
O fazendeiro responderá pelos crimes de ameaça e incitação de atentado contra autoridade por motivação política. Ele também está sendo investigado por suposta relação com grilagem de terras e garimpo ilegal na região.
Segundo informações da Polícia Federal, Strapasson foi preso enquanto comprava bebidas em uma loja. Na ocasião, ele teria proferido ameaças contra o presidente e perguntado aos presentes onde Lula estaria hospedado. Uma das testemunhas imediatamente denunciou o episódio à PF.
Durante o interrogatório, o fazendeiro confessou ter participado da invasão do Salão Verde da Câmara dos Deputados nos atos de 8 de janeiro, em Brasília. Além disso, ele admitiu ter se envolvido em manifestações que ocorreram em frente ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, em Santarém, durante 60 dias ininterruptos, e revelou que financiou a manifestação com mil reais por dia.
Nas diligências realizadas pela PF, os investigadores encontraram um comprovante de compra e venda de um imóvel na região, no valor de R$ 2,5 milhões, o que levantou suspeitas adicionais sobre as atividades do fazendeiro.

Comentários: