O cantor Chrystian, da ex-dupla sertaneja “Chrystian & Ralf”, morreu aos 67 anos na noite desta quarta-feira (19) após ser internado no Hospital Samaritano, em São Paulo. A informação foi confirmada pela família e a equipe do artista.
Chrystian foi diagnosticado com um rim policístico – distúrbio no qual cistos se desenvolvem nos órgãos – e internado em fevereiro deste ano para realizar um transplante de rim. No entanto, a cirurgia foi adiada após surgirem imprevistos nos exames pré-operatórios.

Chrystian com a esposa e doadora Key Vieira
O velório está programado para amanhã, das 11h às 16h, em São Caetano do Sul (SP). Em seguida, o sepultamento acontecerá ás 17 horas. A despedida será aberta ao publico e fãs do cantor.
Trajetória
Chrystian e o irmão Ralf lançaram 20 álbuns, 32 coletâneas e 2 DVDs acústicos, além de pocket shows independentes. Ganharam 15 discos de ouro, 9 de platina, 2 de platina triplo e 4 de diamante. Ao todo, somando LPs, CDs, DVDs, SMDs e coletâneas, a dupla vendeu mais de 15 milhões de cópias.
Ao longo de quase 40 anos de carreira ao lado de Ralf, eles tiveram um breve rompimento no fim dos anos 1990, que durou cerca de dois anos. A parceria musical inclui sucessos como “Nova York”, “Chora Peito” e “Minha Gioconda” (Mia Gioconda), trilha sonora da novela O Rei do Gado (1996-1997), que vendeu mais de 1 milhão de cópias. Em 2021, o goiano anunciou que seguiria cinco anos em carreira solo e assim o fez, até o fim.
Antes de formar a dupla com Ralf, Chrystian também gravou vários temas de novela em inglês ao longo da carreira, incluindo músicas como More Than You Know, Bird Songs, No Broken Heart, Emotions In My Heart, You're So Tender e Love's a Dream.
Início
Nascido em Goiânia e registrado como José Pereira da Silva Neto, Chrystian mudou-se para São Paulo quando tinha nove anos junto com Ralf e o pai deles, Mário Silva. O objetivo era investir na carreira artística das crianças, que mostravam dom para a música, especialmente Chrystian que aos seis anos chegou a apresentar o extinto programa de TV “Pinguinho de Gente”, no estado natal.
A mãe deles, Eunice Silva, mudaria para São Paulo somente três meses depois, quando já estavam minimamente estabelecidos, mas ainda assim com uma vida difícil e bastante humilde.
“Na zona cerealista, no bairro do Brás, quando vai descarregando o caminhão, o responsável pela carga fura um de cada dez sacos para tirar uma amostra para verem a qualidade do produto e os grãos vão caindo na calçada. Nós varríamos aquilo, levávamos para casa, minha mãe limpava e nós comemos assim por muito tempo”, recordou Chrystian no extinto Programa do Jô, da TV Globo, exibido em julho de 2006.
Ano complicado
O ano de 2024 foi especialmente complicado para o artista. Em março, ele foi submetido a um transplante de rim. A doadora foi a mulher dele, Key Vieira, com quem completou 29 anos de casamento, em abril, e tem dois filhos: João e Lia.
“Chrystian tem um rim policístico, condição genética, e a doação será feita por doador vivo, pela sua esposa, Key Vieira, por meio de uma laparoscopia. A recuperação é rápida e a programação é que o cantor volte aos palcos no dia 20 de abril, em show já agendado”, dizia nota, compartilhada nas redes sociais do artista, que acabou não resistindo aos tratamentos e morreu em decorrência da doença.

Comentários: