VZ1 Notícias

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
MEMBROS DE COMISSÃO DO SENADO FEDERAL ENTERRAM A PEC DA BLINDAGEM

Política
581 Acessos

MEMBROS DE COMISSÃO DO SENADO FEDERAL ENTERRAM A PEC DA BLINDAGEM

Proteção de parlamentares contra processos criminais foi rejeitada por unanimidade

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após a forte reação negativa à chamada PEC da Blindagem, a tentativa de alterar a Constituição para proteger parlamentares de processos criminais foi rejeitada nesta quarta-feira (24) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Como a rejeição foi unânime, com placar de 26 a 0, o regimento do Senado estabelece que a proposta já está enterrada e não precisa ser votada no plenário da Casa, informou o gabinete do senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da CCJ.

A proposta de emenda constitucional (PEC) foi aprovada na semana passada na Câmara, gerando críticas nas redes sociais de amplos setores sociais e protestos nas ruas das capitais do país e grandes cidades do país no último domingo (21).

Também chamada de “PEC da Impunidade” ou “PEC da Bandidagem”, o texto prevê que processos criminais contra deputados e senadores só possam ser iniciados no Supremo Tribunal Federal (STF) após aval do Senado ou Câmara, em votação secreta.

Hoje, o STF pode iniciar ações penais livremente, e as casas legislativas têm poder de suspender depois os processos (em algumas circunstâncias), o que não costuma ocorrer.

Leia íntegra

FONTE/CRÉDITOS: BBC News
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação/AGS
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!