VZ1 Notícias

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025
COORDENADORA DO CAPS REPRESENTA VAZANTE NA 1ª REUNIÃO DO COLEGIADO REGIONAL DE SAÚDE MENTAL

Saúde
91 Acessos

COORDENADORA DO CAPS REPRESENTA VAZANTE NA 1ª REUNIÃO DO COLEGIADO REGIONAL DE SAÚDE MENTAL

Encontro reuniu profissionais, gestores e usuários da Rede de Atenção Psicossocial

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Colegiado de Saúde Mental das Microrregiões de Saúde de João Pinheiro, Patos de Minas e São Gotardo, realizou, na última semana, uma importante reunião na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas para debater os avanços e desafios enfrentados na assistência psicossocial em todo o país. O encontro reuniu diversos profissionais da área da saúde mental, gestores e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

A primeira reunião do Colegiado Regional de Saúde Mental teve como objetivo principal avaliar as estratégias implementadas nos últimos meses e discutir diretrizes para fortalecer a oferta de serviços de saúde mental. Outro objetivo foi abordar a importância da promoção da saúde mental em meio aos desafios sociais e econômicos.

Durante a reunião, foi destacada a importância da integração entre os diversos níveis de atenção à saúde mental, desde a atenção básica até os serviços especializados. O fortalecimento da Raps, a capacitação de profissionais da saúde para lidar com questões de saúde mental e a expansão do acesso a terapias e tratamentos foram aspectos enfatizados pelos participantes. 

Segundo Flávia Resende, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps/ Vazante), que representou o município no evento, “o diálogo entre os profissionais e usuários dos Caps possibilitará abrir novas oportunidades, troca de experiências exitosas e exposição dos trabalhos”.

Outro ponto relevante abordado foi quanto à necessidade de desconstruir estigmas associados a doenças mentais e promover a conscientização sobre a importância do autocuidado e da busca por ajuda profissional quando necessário. Nesse sentido, as estratégias de comunicação e educação em saúde foram debatidas, buscando formas eficazes de disseminar informações corretas e combater a desinformação.

Fonte: SES-MG

FONTE/CRÉDITOS: SES-MG
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação/SRS
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!