O Colegiado de Saúde Mental das Microrregiões de Saúde de João Pinheiro, Patos de Minas e São Gotardo, realizou, na última semana, uma importante reunião na sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas para debater os avanços e desafios enfrentados na assistência psicossocial em todo o país. O encontro reuniu diversos profissionais da área da saúde mental, gestores e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
A primeira reunião do Colegiado Regional de Saúde Mental teve como objetivo principal avaliar as estratégias implementadas nos últimos meses e discutir diretrizes para fortalecer a oferta de serviços de saúde mental. Outro objetivo foi abordar a importância da promoção da saúde mental em meio aos desafios sociais e econômicos.
Durante a reunião, foi destacada a importância da integração entre os diversos níveis de atenção à saúde mental, desde a atenção básica até os serviços especializados. O fortalecimento da Raps, a capacitação de profissionais da saúde para lidar com questões de saúde mental e a expansão do acesso a terapias e tratamentos foram aspectos enfatizados pelos participantes.
Segundo Flávia Resende, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps/ Vazante), que representou o município no evento, “o diálogo entre os profissionais e usuários dos Caps possibilitará abrir novas oportunidades, troca de experiências exitosas e exposição dos trabalhos”.
Outro ponto relevante abordado foi quanto à necessidade de desconstruir estigmas associados a doenças mentais e promover a conscientização sobre a importância do autocuidado e da busca por ajuda profissional quando necessário. Nesse sentido, as estratégias de comunicação e educação em saúde foram debatidas, buscando formas eficazes de disseminar informações corretas e combater a desinformação.
Fonte: SES-MG

Comentários: