O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Fabio Schiochet (União-SC), afirmou que pretende iniciar já na próxima semana a análise das denúncias contra parlamentares envolvidos no motim que interrompeu os trabalhos da Casa nos últimos dias 5 e 6, terça e quarta-feira.
Antes de chegar ao colegiado, os requerimentos precisam passar pela Corregedoria Parlamentar, que avalia se as representações têm elementos suficientes para avançar.
“Deve chegar na segunda-feira. Assim que chegar, tenho 72 horas para analisar. Devo fazer uma grande reunião na qual teremos a escolha do relator e instauração dos processos”, disse Schiochet.
Segundo o parlamentar, inicialmente serão apreciados pedidos de suspensão dos mandatos, mas também podem ser protocoladas solicitações de cassação. O relator designado terá 48 horas para apresentar parecer.
O deputado classificou como “horrível” o momento em que parlamentares impediram o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de acessar a mesa da presidência durante a sessão.

Comentários: