VZ1 Notícias

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025
CONGRESSO DERRUBA VETOS DO GOVERNO PARA ATENDER INTERESSES DE EMPRESÁRIOS DO SETOR ELÉTRICO

Política
1410 Acessos

CONGRESSO DERRUBA VETOS DO GOVERNO PARA ATENDER INTERESSES DE EMPRESÁRIOS DO SETOR ELÉTRICO

Conta de energia pode ficar 3,5% mais cara devido à decisão de deputados e senadores

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Congresso Nacional derrubou, na última terça-feira (17), os vetos do governo, assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a jabutis incluídos no projeto das usinas eólicas em alto-mar.

Com a decisão da maioria dos deputados e senadores, a conta de energia pode ficar 3,5% mais cara para bancar projetos de interesse de empresários do setor elétrico, como construção de pequenas centrais elétricas e de eólicas no Rio Grande do Sul.

A conta desses jabutis, jargão usado no Legislativo para inclusão de medidas sem relação com o projeto original, pode chegar a R$ 197 bilhões até 2050. Derrotado, o governo diz que vai tomar medidas para evitar que a derrubada dos vetos prejudique os consumidores.

O Congresso também adiou as votações de dois outros jabutis incluídos no projeto das eólicas, os que obrigam o governo a contratar usinas térmicas a gás e a carvão, duas fontes de energia mais cara e suja, que prejudicam o meio ambiente. 

Se forem derrubados, os vetos podem fazer a conta de energia subir mais 7% e o custo total das medidas para o governo, incluídos os vetos já derrubados, chegaria a R$ 545 bilhões até 2050.

FONTE/CRÉDITOS: Notícia/Mídia
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Kayo Magalhães/CD
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!