O Congresso Nacional derrubou, na última terça-feira (17), os vetos do governo, assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a jabutis incluídos no projeto das usinas eólicas em alto-mar.
Com a decisão da maioria dos deputados e senadores, a conta de energia pode ficar 3,5% mais cara para bancar projetos de interesse de empresários do setor elétrico, como construção de pequenas centrais elétricas e de eólicas no Rio Grande do Sul.
A conta desses jabutis, jargão usado no Legislativo para inclusão de medidas sem relação com o projeto original, pode chegar a R$ 197 bilhões até 2050. Derrotado, o governo diz que vai tomar medidas para evitar que a derrubada dos vetos prejudique os consumidores.
O Congresso também adiou as votações de dois outros jabutis incluídos no projeto das eólicas, os que obrigam o governo a contratar usinas térmicas a gás e a carvão, duas fontes de energia mais cara e suja, que prejudicam o meio ambiente.
Se forem derrubados, os vetos podem fazer a conta de energia subir mais 7% e o custo total das medidas para o governo, incluídos os vetos já derrubados, chegaria a R$ 545 bilhões até 2050.

Comentários: