VZ1 Notícias

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
ATOS DA EXTREMA DIREITA FICARAM MAIS VIOLENTOS APÓS RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2022

Política
98 Acessos

ATOS DA EXTREMA DIREITA FICARAM MAIS VIOLENTOS APÓS RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2022

Estudo aponta mais violência nos atos a partir de novembro de 2022 do que nos quatros anos anteriores

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Brasil registrou mais manifestações de extrema direita nos dois meses após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que nos quatro anos anteriores. Crescimento acompanhou o recrudescimento da violência nos atos, que culminou no vandalismo do dia 8 de Janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram prédios dos três Poderes, em Brasília.

Pesquisa do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) mostra que foram registradas 1.666 manifestações entre novembro de 2022 e o dia 8 de janeiro deste ano. Entre 2018 e 2021, foram 1.548 ao todo.

Os números pós-eleições foram puxados pelos bloqueios de estradas, que começaram logo depois da divulgação do resultado do segundo turno do pleito e a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 30 de outubro. No período, foram registrados 1.493 bloqueios.

O levantamento estuda manifestações identificadas como de extrema direita realizadas em todo o país entre o começo de 2018 e 8 de janeiro deste ano a partir de informações reunidas em um banco de dados internacional que mapeia violência política. O monitoramento considera atos noticiados em jornais nacionais e regionais.

FONTE/CRÉDITOS: Folha/PE
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Getty Images
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!