Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na tarde deste sábado (16), mostra que 35% dos entrevistados apontam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como responsável pelo “tarifaço” de 50% aplicado pelo presidente Donald Trump sobre parte de produtos brasileiros exportados para os EUA.
Ainda conforme a pesquisa, para 22% dos ouvidos, o culpado é Jair Bolsonaro (PL). Já para 17%, a culpa seria do filho número 2 do ex-presidente, o deputado federal pelo PL de São Paulo, Eduardo Bolsonaro.
Na sequência, aparece o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, com 15% que o consideram responsável. Os que não culpam nenhum somam 3% dos entrevistados.

Íntegra do resultado da pesquisa
O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro geral é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
JUSTIFICATIVAS
As justificativas para o “tarifaço” de Trump englobam uma suposta relação comercial desequilibrada com o Brasil e uma alegada "caça as bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, réus em um processo criminal por planejar uma tentativa de golpe de Estado.
O filho do ex-presidente está nos Estados Unidos pregando anistia para os envolvidos no processo e tem se articulado com lideranças de Trump para a aplicação de punições às autoridades brasileiras, como ministros do STF e seus familiares, o que sintomaticamente insufla o governo norte-americano contra o Brasil.

Comentários: