VZ1 Notícias

Sabado, 25 de Outubro de 2025
PESQUISA DATAFOLHA APONTA RESPONSÁVEIS PELO ‘TARIFAÇO’ DE TRUMP AO BRASIL

Política
810 Acessos

PESQUISA DATAFOLHA APONTA RESPONSÁVEIS PELO ‘TARIFAÇO’ DE TRUMP AO BRASIL

Responsabilidades: Lula (35%), Bolsonaro (22%), Eduardo (17%) e Moraes (15%)

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na tarde deste sábado (16), mostra que 35% dos entrevistados apontam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como responsável pelo “tarifaço” de 50% aplicado pelo presidente Donald Trump sobre parte de produtos brasileiros exportados para os EUA. 

Ainda conforme a pesquisa, para 22% dos ouvidos, o culpado é Jair Bolsonaro (PL). Já para 17%, a culpa seria do filho número 2 do ex-presidente, o deputado federal pelo PL de São Paulo, Eduardo Bolsonaro.

Na sequência, aparece o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, com 15% que o consideram responsável. Os que não culpam nenhum somam 3% dos entrevistados.

Íntegra do resultado da pesquisa

O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro geral é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. 

JUSTIFICATIVAS

As justificativas para o “tarifaço” de Trump englobam uma suposta relação comercial desequilibrada com o Brasil e uma alegada "caça as bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, réus em um processo criminal por planejar uma tentativa de golpe de Estado. 

O filho do ex-presidente está nos Estados Unidos pregando anistia para os envolvidos no processo e tem se articulado com lideranças de Trump para a aplicação de punições às autoridades brasileiras, como ministros do STF e seus familiares, o que sintomaticamente insufla o governo norte-americano contra o Brasil.

 

FONTE/CRÉDITOS: CNN Brasil/Itatiaia
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Redes Sociais
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!