VZ1 Notícias

Sabado, 22 de Marco de 2025
GOVERNO LANÇA PROGRAMA QUE AMPLIA O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO PARA TRABALHADORES FORMAIS

Trabalhador
463 Acessos

GOVERNO LANÇA PROGRAMA QUE AMPLIA O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO PARA TRABALHADORES FORMAIS

Nova modalidade pode beneficiar cerca de 39 milhões de trabalhadores do setor privado e movimentar R$ 120 bilhões

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quarta-feira (12) de uma cerimônia para o lançamento oficial do programa ‘Crédito do Trabalhador’ – iniciativa que amplia a oferta de empréstimos consignados para trabalhadores do setor privado, com desconto direto na folha de pagamento, ocorrido no Palácio do Planalto.

Segundo o governo federal, a nova modalidade pode beneficiar cerca de 39 milhões de trabalhadores com carteira assinada e tem potencial de movimentar até R$ 120 bilhões em novas operações de crédito.

Atualmente, a modalidade de empréstimo consignado já abrange trabalhadores com carteira assinada, com os pagamentos descontados diretamente do salário. No entanto, ela requer a assinatura de convênios entre empresas e bancos, o que, na prática, dificulta a adesão do modelo em larga escala.

JUROS

A proposta é uma maneira encontrada pelo governo para driblar a atual cotação da Selic, a taxa básica de juros do Brasil, que está em 13,25% ao ano, já que, com o crédito consignado descontado diretamente na folha salarial, as taxas de juros são mais acessíveis.

O crédito consignado estava disponível apenas para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, além de funcionários de empresas conveniadas a bancos. 

Com a mudança, trabalhadores da iniciativa privada poderão acessar empréstimos com juros estimados entre 2,5% e 3% ao mês.

FONTE/CRÉDITOS: Itasat/Notícias
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ilustração;Google
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!