O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve de responder, logo no início de seu depoimento à Polícia Federal, na última quinta-feira (22), se ele se identifica como “cis”, em referência aos termos “cisgênero” e “transgênero”.
O depoente teria dito não saber do que se trata. Logo em seguida, o delegado explicou que a pergunta faz parte de um formulário do protocolo de identificação da PF, adotado a partir de 2013. A pessoa que depõe também deve responder qual a sua orientação sexual.
É chamada de cisgênero a pessoa que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu, enquanto transgênero é o indivíduo que se identifica com um sexo diferente do qual foi classificado no nascimento.
Bolsonaro teve de prestar depoimento no inquérito que investiga suspeita de um plano golpista para mantê-lo no poder após a derrota para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
As investigações também indicam que o ex-presidente teria sido um dos mentores intelectuais dos atos do dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Comentários: