VZ1 Notícias

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025
SENADO APROVA LEI DA RECIPROCIDADE ECONÔMICA EM REAÇÃO A TARIFAÇO DE TRUMP

Política
605 Acessos

SENADO APROVA LEI DA RECIPROCIDADE ECONÔMICA EM REAÇÃO A TARIFAÇO DE TRUMP

Proposta aprovada por 70 votos a zero recebeu apoio amplo do Congresso e do governo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Senado Federal aprovou na noite dessa terça-feira (1º), em regime de urgência, um projeto que cria mecanismos e autoriza o governo a retaliar países ou blocos que imponham barreiras comerciais a produtos brasileiros.

Aprovada por 70 votos a zero, o texto recebeu apoio amplo do Congresso e do governo, e ganhou destaque após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que irá aumentar tarifas para países que cobram taxas de importação de produtos americanos, e citar o Brasil como exemplo.

Trump citou o Brasil ao anunciar aumento de tarifas

Atualmente, o Brasil não adota tarifas específicas contra este ou aquele país apenas segue uma regra da Organização Mundial do Comércio (OMC) que proíbe favorecer ou penalizar um colega do bloco com tarifas.

A proposta do Legislativo determina que as medidas de retaliação do governo brasileiro deverão ser, "na medida do possível", proporcionais ao impacto econômico causado pelas medidas unilaterais de outros países ou blocos.

O texto vem sendo tratado com urgência no Congresso, especialmente porque Trump prometeu oficializar a promessa e anunciar, nesta quarta-feira (2), quais são os países que serão afetados pelas novas tarifas.

A matéria agora segue para a Câmara dos Deputados, onde deve ser votada também em regime de urgência ainda esta semana, segundo o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).

FONTE/CRÉDITOS: Portal G1
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução/ABR
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!