O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (6) que estudantes com dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão começar a renegociar o saldo já nesta terça-feira (7) nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
Estima-se que 1,24 milhão de universitários ou formados poderão renegociar as dívidas – incluindo cerca de 300 mil beneficiários do Cadastro Único, inscritos nos programas sociais do governo. A dívida a ser renegociada é estimada em R$ 54 bilhões.
O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades em instituições de ensino superior privadas, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O fundo não oferece bolsas de estudos, e sim um "empréstimo". Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
De acordo com o governo, a depender do contrato e das condições do aluno, a renegociação pode abater até 99% do montante principal da dívida e 100% dos juros e multa.

Comentários: