Em entrevista ao repórter Maurício Araújo, na Rádio Montanheza FM, o comandante da Polícia Militar de Vazante, tenente Edil Passos, informou que o número de furtos na Festa de Nossa Senhora da Lapa teve uma queda de 58% em 2024, na comparação com o ano passado.
De acordo com o balanço policial, divulgado nesta quarta-feira (8), a cidade registrou apena 6 furtos, sendo 5 na área das barracas de comércio e um na procissão. Os dados são relativos ao período festivo, entre os dias 20 de abril e 5 de maio.
Neste ano, da mesma forma que ocorreu em 2023, não houve ocorrência de roubos a domicílios ou estabelecimentos comerciais durante a festa. Também não foram registrados casos graves de violência ou de acidentes de trânsito.
O comandante avalia que muitos fatores contribuíram para o clima passivo das festividades, inclusive o fato do feriado de 1º de Maio ter sido na quarta-feira, implicando na redução do público.
Outros fatores citados pelo tenente seriam a maior precaução e vigilância das pessoas, a sintonia entre a PM e o Conselho Organizador da Festa, além da comunicação instantânea entre os agentes, a população e os visitantes pelos meios digitais, que permitiram a identificação antecipada de suspeitos para inibir as ações dos marginais.
Foi em razão dos compartilhamentos de informações que a polícia agiu rapidamente para atender várias denúncias, como ocorreu na apreensão de uma banca de jogo de azar na Rua Guarda-Mor e na prisão de um barraqueiro que ameaçava seu funcionário com uma pistola na mesma via.
Segundo o tenente Edil Passos, o objetivo da Polícia Militar é aprimorar ainda mais a forma de policiamento para que a próxima Festa da Lapa venha ser celebrada com mais segurança e tranquilidade. Ouça trecho editado da entrevista do comandante. Abaixo:

Comentários: