Os radares por velocidade média ainda são raridade no Brasil, mas já funcionam em algumas rodovias do país. Desde a última segunda-feira (14), o monitoramento da BR-050, em Uberaba (MG), conta com dois novos equipamentos instalados nos quilômetros 171 e 182 da via.
O sistema de radares de velocidade média funciona de forma diferente dos equipamentos fixos. Ao invés de ficarem instalados em um ponto e registrarem a velocidade que o veículo passa pelo radar, a tecnologia calcula a velocidade média entre dois pontos específicos.
Por exemplo, quem está acostumado a dirigir acima da velocidade e frear próximo ao radar para não ser pego, pode começar a mudar os hábitos. Afinal, os novos radares registram o tempo que o motorista levou para percorrer determinado trecho e calculam a velocidade média do deslocamento.
Desta forma, se o condutor completou a distância entre os dois radares em um tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que abusou do acelerador e, assim, é dedurado pelo equipamento, que tem contribuído para reduzir os casos de mortes por acidente de trânsito em até 50%.
Comentários: