VZ1 Notícias

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
PF VAI INVESTIGAR DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS SOBRE TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL

Fake News
499 Acessos

PF VAI INVESTIGAR DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS SOBRE TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL

O senador Cleitinho, o deputado Eduardo Bolsonaro e o influenciador Pablo Marçal podem ser responsabilizados por desinformações

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Federal vai investigar parlamentares e influenciadores digitais que estão divulgando fake news (desinformações), visualizadas por milhões de usuários das redes sociais, sobre ações dos governos federal, estadual e municipais nas enchentes do Rio Grande do Sul. 

O pedido de abertura da investigação foi feito pelo Ministério da Justiça e inclui nomes como o senador Cleitinho (Republicanos-MG), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o influenciador Pablo Marçal.

Os conteúdos divulgados afirmam que o Governo Federal não estaria ajudando a população, a FAB não teria agilidade e que o Exército e a PRF estariam impedindo caminhões de auxílio de chegar aos postos de recolhimento das doações.

As mensagens falsas também propagam mentiras de que embarcações particulares envolvidas nas operações de resgate das vítimas estão sendo fiscalizadas e multadas e que a receita fazendária do estado está exigindo notas fiscais dos alimentos e itens doados.

“A propagação de falsidades pode diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, prejudicando os esforços de evacuação e resgate em momentos críticos”, diz ofício do Ministério da Justiça.

Em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), serão acionados órgãos competentes para ações judiciais de responsabilização dos culpados pela divulgação das fake news, já desmentidas pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

FONTE/CRÉDITOS: Itasat/ABR
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Redes Sociais
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!