VZ1 Notícias

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025
MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JÁ SÃO ALVOS DE 55 PEDIDOS DE IMPEACHMENT

Política
793 Acessos

MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JÁ SÃO ALVOS DE 55 PEDIDOS DE IMPEACHMENT

Representações apresentadas até agora pedem a destituição de sete magistrados da Corte

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O pedido de impeachment contra o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL) nesta semana, será a 55ª representação que pede a destituição de magistrados da Corte.

Atualmente, sete ministros do Supremo são alvos de pedido de impeachment. O recordista, que mais recebeu representações, é o ministro Alexandre de Moraes, alvo de 28 pedidos. Em segundo lugar, está o atual presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, alvo de 16 ações.

Outros pedidos miram os ministros Gilmar Mendes (5), Dias Toffoli (3), Cármen Lúcia (3), Edson Fachin (2) e Luiz Fux (1).

A lista também conta com um pedido que solicita o impeachment de todos os magistrados da Suprema Corte ao mesmo tempo, apresentado em março de 2021. Por outro lado, um dos pedidos protocolados não especifica qual ministro do STF quer a destituição.

ANDAMENTO

O julgamento de um ministro do STF por suposto crime de responsabilidade é de competência do Senado, e não passa pela Câmara dos Deputados. Um pedido de impeachment de um magistrado da Corte pode ser apresentado por qualquer cidadão – não é necessário ser parlamentar.

Depois de encaminhados, os pedidos devem passar pela análise da Advocacia do Senado, que faz uma avaliação técnica. Com base na análise, a Mesa Diretora do Senado, atualmente comandada pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil), decide se dará andamento à denúncia ou se vai arquivá-la.

Se a Mesa Diretora decidir pelo avanço da representação, uma comissão especial é criada para analisar o caso. Após o debate, a apresentação de defesas e análise do parecer do relator designado, a ação é votada pelo plenário. Até que haja um despacho final, sobre o avanço ou arquivamento, o pedido segue tramitando no Senado.

 

FONTE/CRÉDITOS: Itatiaia/Marcelo da Fonseca
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação/STF
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!