Minas Gerais registrou, de janeiro a agosto deste ano, cerca de 184 casos por mês de lesão corporal e agressão nas instituições de ensino públicas e privadas, conforme informação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG). Neste período, foram, ao todo, 1.474 registros policiais.
Os dados da Sejusp-MG mostram que as escolas têm sido palco de uma escalada de violência. No ano passado, a média de registros de agressões mensais nas instituições de ensino era 174 — dez a menos do que os números atuais.
O governo do Estado anunciou a implementação de diversas medidas para combater o problema, que vão desde o investimento de R$ 48 milhões em um sistema de videomonitoramento e alarme para vigilância e monitoramento remoto até a atuação rotineira da Polícia Militar no ambiente escolar.
No entanto, profissionais da educação e especialista em segurança são enfáticos: não adianta combater o sintoma, mas, sim, a causa. E a solução passa pela formação e conscientização de crianças e adolescentes contra a prática da violência dentro e fora da escola

Comentários: