VZ1 Notícias

Sabado, 22 de Marco de 2025
JUSTIÇA MILITAR REJEITA PEDIDO DE HABEAS CONTRA PRISÃO PREVENTIVA DE BOLSONARO

Política
793 Acessos

JUSTIÇA MILITAR REJEITA PEDIDO DE HABEAS CONTRA PRISÃO PREVENTIVA DE BOLSONARO

Ministro Carlos Augusto alegou que eventos em que o ex-presidente é investigado não configuram crimes militares

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Superior Tribunal Militar (STM) rejeitou, nesta quinta-feira (6), um pedido de habeas corpus que buscava impedir uma eventual prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que apura sua participação na tentativa de golpe de Estado em 2022.

O pedido foi feito pelo estudante Joaquim Pedro de Morais Filho, e não pela defesa de Bolsonaro. Ele argumentou que o caso deveria ser analisado pela Justiça Militar, pois envolveria temas de competência desse tribunal.

A solicitação, no entanto, foi rejeitada pelo ministro Carlos Augusto Amaral Oliveira, que destacou que o STM não tem jurisdição sobre o caso, já que a investigação tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado explicou que o habeas corpus contra atos praticados por ministros do STF só pode ser analisado pela própria Corte.

Além disso, Amaral Oliveira, que é tenente-brigadeiro, ressaltou que os eventos investigados, incluindo os atos do 8 de Janeiro e conspirações contra autoridades, não configuram crimes militares que justifiquem a atuação do Justiça Militar. Com isso, o pedido foi arquivado.

DEFESA

Enquanto isso, os advogados de Bolsonaro apresentaram ao STF um pedido para que a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) seja analisada no plenário da Corte, composto pelos 11 ministros, e não na Primeira Turma, formada por apenas 5 magistrados.

A defesa alega que, por se tratar de um ex-presidente da República, a análise do caso deve ser feita pelo colegiado completo do Supremo, que ainda não se manifestou sobre o pedido.

 

FONTE/CRÉDITOS: JuriNews
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Diulgação/STM
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!