O ex-senador e ex-deputado federal Ronan Tito morreu na noite desta quinta-feira (10), aos 93 anos, em Belo Horizonte. Ele teve uma forte influência política no Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, contando, inclusive, com muitos aliados em Vazante, Guarda-Mor, Lagamar e cidades vizinhas.
Ronan Tito, que também foi vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e integrou o Conselho Curador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), enfrentava problemas de saúde em estágio avançado e estava internado na capital mineira, onde morava atualmente.
O político mineiro desempenhou um papel importante no Congresso atuando ativamente na regulamentação da Constituição de 1988. Ele também foi o autor do projeto que resultou na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Natural de Pratinha, no Centro-Oeste de Minas, Ronan Tito se filiou ao antigo PMDB, hoje MDB, no início dos anos 1970 e ingressou na vida pública como deputado federal em 1978. Tito foi secretário estadual do Trabalho e Ação Social do governo Tancredo Neves, no início da década de 1980, e se elegeu senador em 1986.

Comentários: