VZ1 Notícias

Sabado, 25 de Outubro de 2025
ESTADOS UNIDOS ATACA PROGRAMA ‘MAIS MÉDICOS’ PARA REFORÇAR BLOQUEIO A CUBA

Política
612 Acessos

ESTADOS UNIDOS ATACA PROGRAMA ‘MAIS MÉDICOS’ PARA REFORÇAR BLOQUEIO A CUBA

Cubanos representam 10% dos profissionais do programa atualmente

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Atacado pelos Estados Unidos (EUA) nessa quarta-feira (13), o programa Mais Médicos Para o Brasil registra alta avaliação popular ao disponibilizar profissionais de saúde básica para mais de 4 mil municípios brasileiros e ter beneficiado, desde a sua criação, em 2013, mais de 66,6 milhões de pessoas, conforme dados do Ministério da Saúde (MS).  

Os cubanos representaram, até 2018, a maior parte dos médicos do programa. Atualmente, eles são 10% dos mais de 26 mil profissionais do Mais Médicos, que foi retomado pelo Ministério da Saúde após ter sido desativado no governo anterior. Reconhecida pelos elevados índices de saúde pública, Cuba mantém hoje 24 mil médicos em 56 países. 

Apenas no primeiro ano do Mais Médicos, a cobertura de atenção básica de saúde no Brasil aumentou de 10,8% para 24,6% da população. A atenção básica é onde se concentra cerca de 80% dos problemas de saúde.

CERCO

Ontem, o Departamento de Estado dos EUA anunciou a revogação dos vistos de funcionários do governo brasileiro, ex-funcionários da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e seus familiares. O motivo seria cumplicidade com um suposto “trabalho forçado” do governo cubano por meio do programa Mais Médicos Para o Brasil.

O ponto de controvérsia com o governo dos Estados Unidos, que serviu de justificativa para retirar o visto de funcionários do Ministério da Saúde, é a participação de médicos cubanos no programa via uma cooperação com a Opas, que durou de 2013 a 2018.

Os EUA impõem, há mais de 60 anos, um duro bloqueio econômico à ilha caribenha com o objetivo de mudar o regime político do país, estabelecido após a Revolução de 1959.

Como a oferta de médicos é uma das principais formas de Cuba conseguir recursos frente ao cerco norte-americano, o presidente Donald Trump tenta constranger os países que recebem profissionais cubanos, desde o início de seu segundo mandato.  

FONTE/CRÉDITOS: Gov.Br
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Wilson Dias/ABR
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!