A partir desta sexta-feira (28), a Caixa Econômica Federal começa a pagar os ressarcimentos aos trabalhadores que solicitaram o saque das cotas dos extintos fundos do PIS/Pasep. Os primeiros a receber serão aqueles que realizaram a solicitação de saque até 28 de fevereiro. De acordo com o Ministério da Fazenda, nesta primeira etapa, 18.855 pessoas receberão os valores diretamente em conta.
Atualmente, há um total de R$ 26,3 bilhões esquecidos no antigo Fundo PIS-Pasep, que pertencem a 10,4 milhões de brasileiros, segundo estimativas da pasta. O montante a ser retirado varia conforme o tempo de trabalho e o salário recebido à época. No entanto, o ministério estima que o valor médio liberado seja de R$ 2.800 por pessoa.
O ressarcimento das cotas do extinto Fundo PIS/Pasep destina-se a pessoas que trabalharam com carteira assinada (no caso do PIS) ou como servidor público (no caso do Pasep) entre 1971 e 1988 e que ainda não realizaram o saque das cotas.

CONSULTAR
Por meio da plataforma Repis Cidadão, o trabalhador — ou seu beneficiário legal, em caso de falecimento do titular — pode consultar se há valores a serem sacados. Para isso, o sistema exigirá uma conta de nível prata ou ouro na plataforma Gov.br (confira o passo a passo abaixo).
Além da plataforma, a consulta também está disponível por meio do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou do internet banking da Caixa Econômica Federal.

Comentários: