A Polícia Militar impediu um furto em uma usina fotovoltaica e prendeu quatro indivíduos na noite desta segunda-feira (1º), na zona rural de Lagoa Grande. Quando os militares chegaram ao local a fiação já havia sido cortada e preparada para transporte.
Os agentes que atenderam a ocorrência encontraram um veículo GM/Onix com a placa encoberta por uma camiseta escondido numa vegetação nas imediações da usina. Eles monitoraram o carro e abordaram dois suspeitos que se aproximaram.
Segundo os policiais, a chave do veículo estava no bolso de um dos suspeitos e ambos teriam confessado o crime e revelado que um caminhão iria buscar a fiação furtada.
Algum tempo depois, o caminhão chegou ao local e outros dois homens também foram presos em flagrante. Os militares apreenderam os veículos usados na ação e conduziram os quatro indivíduos para a Delegacia de Plantão, em Patos de Minas.
Os membros da quadrilha têm 22, 25, 42 e 43 anos, sendo três de São Paulo e um de Uberlândia. A empresa responsável pela usina contabilizou os cabos danificados e estimou o prejuízo em aproximadamente R$ 214 mil.
As fiações de energia solar são mais caras devido a materiais específicos, como cobre estanhado e compostos de isolamento não-halogenados, que oferecem maior durabilidade e resistência a intempéries e raios ultravioleta, sendo apropriadas para instalações fotovoltaicas ao ar livre.

Comentários: