VZ1 Notícias

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025
PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL DO PARANÁ EMITE PARECER FAVORÁVEL À CASSAÇÃO DE MORO

Política
360 Acessos

PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL DO PARANÁ EMITE PARECER FAVORÁVEL À CASSAÇÃO DE MORO

Órgão aponta abuso de poder econômico na pré-campanha do senador Sergio Moro

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná emitiu parecer favorável à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil) e inelegibilidade do ex-juiz da operação Lava Jato, nesta quinta-feira (14). O órgão entendeu que houve prática de abuso de poder econômico durante a pré-campanha eleitoral de 2022.

A chapa de Moro foi acusada em duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) de caixa dois, utilização indevida de meios de comunicação social, além de abuso de poder econômico. As ações foram protocoladas pelo PL e pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV).

No parecer publicado pela Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná os procuradores Marcelo Godoy e Eloisa Helena Machado descartaram as acusações de uso indevido de comunicação social e de caixa dois.

No entanto, os procuradores entenderam que houve abuso de poder econômico devido ao gasto de pelo menos R$ 2 milhões durante a pré-campanha, feito com investimentos conjuntos do Podemos e do União Brasil.

Relatório

O relatório aponta que o total gasto na pré-campanha de Moro representa 110% da média dos investimentos realizados por todos os candidatos ao Senado no Paraná durante a campanha eleitoral.

Os procuradores também analisaram o fato de que a pré-campanha de Moro, no primeiro momento, estava voltada para a corrida presidencial, resultando em mais gastos, visibilidade, projeção nacional e maior influência do então candidato a nível estadual. 

Agora, com o andamento do processo, os autos seguem para o desembargador relator do caso, que deve julgar a ação em janeiro de 2024.

 

FONTE/CRÉDITOS: Portal G1
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Wilson Dias/ABR
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!