Texto: O Globo
A corregedoria da Polícia Militar de Minas – PMMG – instaurou um procedimento para investigar a conduta de um policial que foi flagrado enquanto atirava com balas de borracha contra um paciente em surto psicótico. A ação ocorreu numa ambulância do Samu, em Vazante, no Noroeste de Minas, nesta quarta-feira, e foi denunciada por testemunhas, que divulgaram vídeos nas redes sociais.
A PM teria sido acionada até o local para dar suporte ao resgate de um homem, de 42 anos, que tinha comportamento característico de "agitação psicomotora com manifestação de potencial violência". As imagens do momento mostram quando o policial militar pergunta "você vai deitar, ou não vai?". Logo depois, ele atira uma vez e em seguida diz: "quer mais? quer mais?".
Em seguida, o PM dispara novamente e reitera: “aqui não tem moleque". Os disparos foram feitos por balas de borracha, que feriram o paciente. Ele foi encaminhado para o pronto-socorro de Vazante. Ainda conforme o B.O da Polícia Militar, o homem estava em "surto psicótico", e demonstrava comportamento agressivo e agitado, sem obedecer às ordens dos agentes.
Repercussão
Além de virar manchetes com a matéria acima, publicada pelo jornal O Globo, da sucursal de Minas Gerais, o caso foi noticiado por vários órgãos da imprensa regional e nacional, como os sites G1/Triângulo Mineiro, Metrópoles, Revista Fórum, Brasil 247, O Dia, Portal Zap Catalão e vários portais de notícias da região.
O fato também foi reportado pelo programa Balanço Geral, da TV Record, conforme registrado no vídeo abaixo, que teve grande repercussão:
Comentários: