O pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em decorrência da associação do conflito na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista já reúne, ao menos, 97 assinaturas de deputados. Para protocolar o pedido, é necessária a adesão de 171 parlamentares.
No último domingo (18), Lula associou a operação militar de Israel contra o Hamas ao Holocausto dos judeus na Segunda Guerra Mundial. “Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou.
Além do governo de Israel — que convocou o embaixador brasileiro em Tel Aviv para explicações —, houve reação de políticos de oposição no Brasil.
O documento que pede o impeachment de Lula foi elaborado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar e os deputados que assinaram o pedido alegam que a fala de Lula expôs o Brasil ao risco de guerra
A crítica de Lula ao governo de Israel aconteceu durante uma entrevista coletiva que encerrou sua viagem à Etiópia, onde ele participou da 37ª Cúpula da União Africana.

Comentários: