VZ1 Notícias

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025
PEC CONTRA JORNADA DE TRABALHO 6X1 JÁ TEM ASSINATURAS DE 134 PARLAMENTARES

Política
265 Acessos

PEC CONTRA JORNADA DE TRABALHO 6X1 JÁ TEM ASSINATURAS DE 134 PARLAMENTARES

Proposta apresentada pela deputada Erika Hilton precisa de 171 assinaturas para tramitar na Câmara Federal

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Chegou a 134 o número de deputados que já assinaram o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a jornada de trabalho 6x1. Para que o texto possa ser protocolado e comece a tramitar na Câmara Federal, ainda são necessárias 37 assinaturas.

O número de parlamentares que apoiam a medida foi atualizado nesta terça-feira (12) pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), autora da proposta e responsável por colher as assinaturas.

PROPOSTA 

Segundo a proposta, a duração do trabalho não será superior “a oito horas diárias e trinta e seis horas semanais, com jornada de trabalho de quatro dias por semana”.

Atualmente, a Constituição define que a jornada de trabalho no Brasil não pode exceder oito horas diárias e 44 horas semanais.

A PEC também mantém, como é hoje, a possibilidade de uma compensação de horários e a redução da jornada, desde que haja acordo ou uma convenção coletiva de trabalho.

TENDÊNCIA

O texto, endossado por parlamentares governistas e de oposição, estabelece ainda que a mudança só entrará em vigor 360 dias após a promulgação da proposta.

Em sua justificativa, Erika Hilton argumenta que a redução para uma jornada de 4 dias de trabalho segue uma tendência que já vem sendo adotada em outros países, visando à “necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”.

FONTE/CRÉDITOS: Itatiaia/Pedro Nascimento
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Vinicius Loures/CD
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!