O deputado Tadeu Martins Leite (MDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na manhã desta quarta-feira (4). Tadeuzinho, como o parlamentar é mais conhecido, recebeu 72 votos favoráveis, lembrando que a Casa tem 77 membros.
Ao contrário de 2022, as articulações em torno da eleição não foram tumultuadas. Na última disputa, o governador Romeu Zema (Novo) tentou emplacar o nome do ex-líder de governo, Roberto Andrade (PRD), na disputa pela presidência da ALMG. Neste ano, Zema não lançou candidato e também apoiou Tadeuzinho.
Natural de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, Tadeuzinho é filho do ex-prefeito da cidade, Luiz Tadeu Leite. Eleito deputado pela primeira vez em 2010, ele foi secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, entre 2015 e 2016, no governo de Fernando Pimentel (PT).
Tadeuzinho tem estreitos laços políticos com lideranças políticas de Vazante, principalmente com o futuro prefeito Gabriel Rosa (PSD), cujo pai, o saudoso ex-vereador Virmondes da Silva Barra (Baianão), então presidente local do Sindicato dos Produtores Rurais, foi o coordenador da primeira campanha eleitoral do deputado no município e região.
Comentários: