VZ1 Notícias

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025
DEPUTADO QUER MUDAR FISCALIZAÇÃO PARA FACILITAR USO DO PNEU CARECA

Política
686 Acessos

DEPUTADO QUER MUDAR FISCALIZAÇÃO PARA FACILITAR USO DO PNEU CARECA

Pneu com menos de 1,6 mm de profundidade no sulco é infração grave que implica em 5 pontos na CNH e multa de R$ 195,23

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Utilizar pneu com profundidade dos sulcos menor do que 1,6 mm em seu carro é uma infração grave o que implica em cinco pontos na carteira de motorista, e multa com valor de R$ 195,23. Todo pneu tem um indicativo de desgaste, o TWI, que marca justamente a necessidade de substituí-lo. 

Mas o deputado Delegado Palumbo (MDB-SP) é autor do Projeto de Lei 4099/24 que obriga os órgãos de trânsito a emitirem laudo fotográfico para comprovar infrações relacionadas ao desgaste dos pneus de carros e motocicletas.

Pela proposta, o motorista só poderá ser multado após a infração ser comprovada por laudo fotográfico que utilize ‘profundímetro’ para medir a o quanto resta dos sulcos dos pneus. O texto prevê ainda que o condutor tenha até cinco dias para regularizar a situação, antes da aplicação de qualquer penalidade.

Hoje, a legislação é mais rígida e a checagem do agente fiscalizador mais simples, já que basta utilizar o TWI. Além de ser multado, o motorista que circular com pneus carecas também pode ter seu veículo retido: ele será impedido de circular enquanto o motorista não providenciar uma reposição.
  
No caso de uma remoção, o carro seria guinchado e levado para o pátio. Isso não ocorre por causa de pneus carecas, mas o condutor pode ter seu veículo retido no local em que for abordado. 

FONTE/CRÉDITOS: AutoPapo
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução/Net
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!