VZ1 Notícias

Domingo, 26 de Janeiro de 2025
DATAFOLHA: 63% DOS BRASILEIROS SÃO CONTRA ANISTIA AOS GOLPISTAS DO 8 DE JANEIRO

Política
488 Acessos

DATAFOLHA: 63% DOS BRASILEIROS SÃO CONTRA ANISTIA AOS GOLPISTAS DO 8 DE JANEIRO

Apenas 31% dos entrevistados acham que autores do ataque às sedes dos Três Poderes devem ser perdoados

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo revela que 63% dos brasileiros se opõem à ideia de conceder anistia aos envolvidos nos ataques de cunho golpista ocorridos em 8 de janeiro de 2023 nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. 

Os dados da pesquisa evidenciam uma forte resistência por parte da população em perdoar os responsáveis pelos atos de vandalismo que abalaram a estabilidade democrática do país. 

De acordo com o levantamento, apenas 31% dos entrevistados se mostraram favoráveis à concessão de perdão, enquanto 2% afirmaram ser indiferentes e 4% optaram por não opinar.

Ainda segundo o Datafolha, 40% dos que se dizem a favor da anistia votaram em Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, ante 25% dos de Lula. Contra o perdão estão 71% dos votantes do petista e 53%, dos bolsonaristas.

No segmento evangélico, 59% acham que a anistia não deve ser concedida, contra 33% que a defendem.

A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 de março, entrevistando 2.002 pessoas, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

CONDENAÇÕES

Desde os eventos de janeiro de 2023, mais de mil prisões foram efetuadas, resultando em cerca de 1.400 denúncias. Até o momento, 145 pessoas foram condenadas a penas que variam de 3 a 17 anos de prisão.

O tema da anistia ganhou destaque especialmente após um ato de apoio Jair Bolsonaro (PL) ocorrido na Avenida Paulista, em São Paulo, em 25 de fevereiro, no qual o ex-presidente expressou sua defesa pela medida. 

Para muitos observadores, o objetivo principal de Bolsonaro é conseguir anistia para ele próprio, que é alvo de investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após ser derrotado pelo então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

FONTE/CRÉDITOS: Brasil 247
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): ISTOÉ/Gabriela Biló
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!