Os membros do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reúnem nesta terça-feira (2) para analisar 14 processos contra 11 parlamentares. As representações foram apresentadas por partidos como PL, PT, PSOL e Novo, e tratam de diferentes acusações de quebra de decoro parlamentar.
Caso do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está residindo nos EUA, não foi incluído na pauta. Ele tem quatro representações no colegiado que miram sua cassação, inclusive por exercer seu mandato à distância de forma irregular.
Com três representações apresentadas pelo PL, deputado André Janones (Avante-MG) é um dos principais alvos. Janones já acumula dez processos no Conselho de Ética. Em julho, foi suspenso por três meses após bate-boca no plenário, em processo movido pela Mesa Diretora da Casa.
Também estão na lista os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ), citado em duas ações, além de Guilherme Boulos (PSOL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Gustavo Gayer (PL-GO), Gilvan da Federal (PL-ES), Delegado Éder Mauro (PL-PA), José Medeiros (PL-MT), Sargento Fahur (PSD-PR) e Célia Xakriabá (PSOL-MG).
A reunião prevê a instauração dos processos e o sorteio de listas tríplices para a escolha dos relatores, que serão responsáveis pela análise das denúncias e a elaboração dos pareceres, que podem recomendar desde o arquivamento dos casos até a cassação do mandato.

Comentários: