VZ1 Notícias

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
CONSELHO DE ÉTICA DA CÂMARA ANALISARÁ PROCESSOS CONTRA 11 DEPUTADOS

Política
205 Acessos

CONSELHO DE ÉTICA DA CÂMARA ANALISARÁ PROCESSOS CONTRA 11 DEPUTADOS

Membros do conselho vão analisar acusações de quebra de decoro parlamentar

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os membros do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reúnem nesta terça-feira (2) para analisar 14 processos contra 11 parlamentares. As representações foram apresentadas por partidos como PL, PT, PSOL e Novo, e tratam de diferentes acusações de quebra de decoro parlamentar.

Caso do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está residindo nos EUA, não foi incluído na pauta. Ele tem quatro representações no colegiado que miram sua cassação, inclusive por exercer seu mandato à distância de forma irregular.

Com três representações apresentadas pelo PL, deputado André Janones (Avante-MG) é um dos principais alvos. Janones já acumula dez processos no Conselho de Ética. Em julho, foi suspenso por três meses após bate-boca no plenário, em processo movido pela Mesa Diretora da Casa.

Também estão na lista os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ), citado em duas ações, além de Guilherme Boulos (PSOL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Gustavo Gayer (PL-GO), Gilvan da Federal (PL-ES), Delegado Éder Mauro (PL-PA), José Medeiros (PL-MT), Sargento Fahur (PSD-PR) e Célia Xakriabá (PSOL-MG).

A reunião prevê a instauração dos processos e o sorteio de listas tríplices para a escolha dos relatores, que serão responsáveis pela análise das denúncias e a elaboração dos pareceres, que podem recomendar desde o arquivamento dos casos até a cassação do mandato.

FONTE/CRÉDITOS: CNN Brasil
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Vinicius Loures/ACD
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!