O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu publicamente a possibilidade de ficar inelegível até as eleições de 2026. Ele falou inclusive numa “eventual prisão” e disse que isso seria um ato de “arbitrariedade” da Justiça brasileira.
Bolsonaro deu a declaração em um evento que reuniu empreendedores do Brasil em Orlando, nos Estados Unidos, na noite desta terça-feira (14). Ele está na cidade norte-americana desde 30 de dezembro, quando viajou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), faltando um dia para o fim do seu mandato, sem dizer quando voltaria.
“Existe a possibilidade de inelegibilidade sim, mas a questão de prisão só se for arbitrariedade”, afirmou o ex-presidente, ao comentar os desdobramentos legais da sua fala durante uma reunião com embaixadores, em julho do ano passado.
Na ocasião, o ex-presidente atacou, sem provas, as urnas eletrônicas e colocou em dúvida o processo eleitoral brasileiro, o que resultou na abertura de uma ação contra ele pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que prossegue em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao público presente a reunião com empreendedores em Orlando, Jair Bolsonaro disse que pode voltar ao Brasil no próximo dia 29. Contudo, ele afirmou que sempre analisa as condições de volta sete dias antes.
Comentários: