O IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) promove bianualmente a Jornada Estadual do Patrimônio Cultural, com atividades de proteção, salvaguarda e difusão do patrimônio cultural mineiro, incentivando prefeituras e organizações ligadas ao setor a realizarem ações neste sentido. Este ano o tema da jornada é “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”.
Em Vazante, que mais uma vez participou das atividades propostas pelo IEFHA, com apoio do governo municipal, o Centro Cultural realizou o evento “Todos os caminhos levam à liberdade”, contando com convidados de diversos segmentos para visitar e conhecer três atrativos culturais e turísticos, próximos a Rodovia LMG-706, que liga a cidade à BR-040, transformada em “Via Liberdade”.
Os atrativos foram a Fazenda do Vereador Romes Vaz, Comunidade Quilombola dos Bagres e o Sítio Paleontológico do Cabeludo. As três experiências uniram conhecimento histórico, gastronomia e vivência rural, cultura quilombola, aventura e paleontologia.
“A iniciativa foi bastante gratificante e mostrou novas formas de se enxergar o patrimônio cultural vazantino e opções para diversificar as atividades turísticas no município”, avaliou o diretor do Centro Cultural, Edyvan Fernando.
Veja vídeo

Comentários: