VZ1 Notícias

Sabado, 22 de Marco de 2025
TRADIÇÃO DO DIA DA MENTIRA NO BRASIL TERIA GANHADO POPULARIDADE COM FAKE NEWS DE JORNAL MINEIRO

Diversas
419 Acessos

TRADIÇÃO DO DIA DA MENTIRA NO BRASIL TERIA GANHADO POPULARIDADE COM FAKE NEWS DE JORNAL MINEIRO

Não há consenso entre os historiadores sobre a origem da cultura popular do tradicional 1º de Abril

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Amplamente abordada na cultura popular, a mentira já foi até tema central de contos de fadas, como o do Pinóquio. No Brasil, o Dia da Mentira é comemorado nesta segunda-feira, 1° de Abril, e serve como justificativa para as pessoas fazerem “pegadinhas” com familiares, amigos e colegas de trabalho. Apesar de especial, poucas pessoas sabem quando surgiu a data ou porque ela é comemorada no dia 1º de abril.

Não há um consenso entre os historiadores sobre a origem do Dia da Mentira, mas uma das hipóteses é que a data surgiu como uma forma de zombar aqueles que eram contra mudança da contagem de tempo do Calendário Juliano para o Calendário Gregoriano.
 
No primeiro calendário, o ano começava na Páscoa e não no dia 1° de janeiro, então as pessoas que se recusaram a aceitar a nova contagem de tempo foram apelidadas de ‘tolos de abril’. Na língua inglesa, o Dia da Mentira é chamado de “Fool’s Day”, dia dos tolos em tradução literal.

A versão no Brasil é que a data ganhou popularidade nacional quando o jornal mineiro “A Mentira”, publicou, no dia 1° de abril de 1828, a notícia falsa, hoje chamada de ‘fake News”, de que Dom Pedro I teria morrido.

FONTE/CRÉDITOS: Itatiaia/Ana Luísa Sales
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Ilustração/Disney
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!