A Nexa e as Defesas Civis de Vazante e Lagamar realizam o simulado prático de emergência para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Aroeira, na quinta-feira (7), às 10 horas. O objetivo do exercício anual é reforçar e ampliar a cultura de prevenção e segurança, além de orientar a população sobre como agir em caso de emergência.
Durante o exercício, serão realizados testes nos sistemas de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e a efetividade dos trajetos sinalizados das rotas de fuga até os pontos de encontro. Devem participar do exercício os moradores que foram comunicados individualmente pela companhia. A população que não foi convidada ou notificada a participar pode seguir com a sua rotina e dar continuidade as suas atividades normalmente.
O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) em comprimento à legislação nacional de segurança de barragens. A Nexa reforça que suas estruturas estão seguras e tem como objetivo o cumprimento à legislação nacional de segurança de barragens.
“O simulado é uma atividade prática que replica uma situação hipotética, com o objetivo de treinar e preparar colaboradores, autoridades competentes e a comunidade.”, explica Benane Xavier da Silva, Gerente de Meio Ambiente e Vazantes Mineiras.
A realização do simulado de emergência terá o apoio colaborativo da Prefeitura de Vazante, Defesa Civil da cidade, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, além da Defesa Civil de Lagamar.
Para mais informações ou dúvidas, basta entrar em contato com a equipe da Nexa no telefone: (34) 9819-9437 ou (34) 9810-1826.

Comentários: